Plano de Parto!

Oiii queridas futuras mamães
  
Você sabe o que e plano de parto? Para que ele serve? E porque e bom você ter o seu? Não então senta aqui que vamos conversar sobre esse assunto. 

O que é 

O plano de parto é uma lista de itens relacionados ao parto, sobre os quais você pensou e refletiu. Isto inclui escolher onde você quer ter seu bebê, quem vai estar presente, quais são os procedimentos médicos que você aceita e quais você prefere evitar. 

Porque fazer 

Detalhes podem fazer uma grande diferença para o seu parto, tornando-o uma experiência mais intensa e enriquecedora para toda a família. 

Nos últimos quarenta anos muitos procedimentos artificiais foram introduzidos, de modo a tirar do nascimento sua naturalidade.  Muitas intervenções não têm respaldo científico para uso rotineiro e são adotadas simplesmente por serem parte de uma tradição médico-hospitalar. Você tem o direito de participar das decisões que envolvem seu bem estar e o do seu bebê, conhecendo os benefícios e prejuízos de cada procedimento realizado na assistência ao seu parto.

A gestante/parturiente tem o direito de participar das decisões que envolvem seu bem estar e o do bebê que ela está gestando, a menos que haja uma inequívoca emergência médica que impeça sua participação consciente. Ela tem o direito de saber exatamente os benefícios e prejuízos que cada procedimento, exame ou manobra médica pode provocar a ela e/ou ao seu bebê. 

Junto com o profissional técnico que a acompanha no pré natal, discuta as possíveis intervenções com base nas evidências científicas.  Análise com cuidado as opções, juntamente com seu parceiro e explique ao profissional o quanto elas são importantes para você(s). 

Então vem a pergunta que sempre me fazem , vou ter meu bebe no sistema público de saúde posso ter plano de parto?
  
R: Sim você pode de deve ter . Assim como tem direito a um acompanhante no momento. Não aceite menos que isso saiba dos seus direitos e exija eles , assim evitamos muito a violência obstétrica e os partos traumáticos . 

Modelo de plano de Parto
  
“Estamos cientes de que o parto pode tomar diferentes rumos. Abaixo listamos nossas preferências em relação ao nascimento de nosso bebê, caso tudo transcorra tranquilamente. Sempre que os planos não puderem serem seguidos, desejamos, previamente, sermos comunicados e consultados a respeito das alternativas. 

TRABALHO DE PARTO 
Presença de um acompanhante de minha livre escolha e doula. Sem perfusão contínua de soro. Liberdade para beber água e sucos enquanto seja tolerado. Liberdade para caminhar e mudar de posição. Liberdade para o uso ilimitado da banheira e/ou chuveiro. Monitoramento fetal: apenas se for essencial, e não contínuo. Analgesia: peço que não seja oferecido anestésicos ou analgésicos. Eu pedirei quando achar necessário. 

PARTO (HORA DO NASCIMENTO) 
Prefiro cócoras ou cócoras sustentada, ou ainda, escolher na hora o que meu corpo desejar. Aceito outras sugestões caso as posições acima não funcionem. Prefiro fazer força quando me der vontade, em vez de ser guiada por alguém. Desejo um ambiente especialmente calmo nessa hora. Episiotomia: prefiro não ter, quero que o períneo seja aparado na fase da expulsão, além da aplicação de compressas quentes e massagem com óleo fornecido, de preferência vegetal. Desejo ter o bebê imediatamente colocado em meu colo e se houver necessidade de succionar as vias respiratórias, prefiro que seja feito enquanto ele está comigo. O pai cortará o cordão umbilical, depois que esse parar de pulsar. 

APÓS O PARTO 
Aguardar expulsão espontânea da placenta com auxílio da amamentação. O bebê deve ficar comigo o tempo todo, mesmo para avaliação e exames. Liberação para o apartamento o quanto antes. Alta o quanto antes. 

CUIDADOS COM O BEBÊ 
Amamentação sob livre demanda, não oferecer água glicosada ou bicos. Alojamento conjunto o tempo todo. Pediatra faz avaliação no nosso quarto. 

CASO A CESÁREA SEJA NECESSÁRIA  
Desejo a presença de um acompanhante de minha livre escolha e a doula. Anestesia: peridural, sem sedação. Desejo ver a hora do nascimento, com o rebaixamento do protetor ou por um espelho. Após o nascimento, o bebê e eu estando bem, desejo que o coloquem sobre meu peito e que minhas mãos estejam livres para segurá-lo. Amamentação o quanto antes. 
Agradeço a compreensão da equipe envolvida e por participarem desse momento tão importante para a nossa família” . 

Fran Cerezer 
Instagram: @mamae_tatuadasc
Forma 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Glossário da gravidez: palavras que farão parte da sua vida!

Diário de Bordo! Fraldas de Pano Modernas!